Jamila's goal

segunda-feira, 10 de maio de 2010

As primeiras grandes mudanças

"Changes", Kelly Chen

Lá se vão 10 semanas que minha reeducação começou!
Mesmo com a minha ansiedade, meu resultado vem sendo muito bom: nenhuma semana de estagnação ou de aumento de peso, roupas voltando a servir, formas corporais mudando... e um corpo mudando por dentro também, de modos que eu jamais imaginaria.

Preciso esclarecer que o VP vem sendo ótimo para mim porque meus hábitos alimentares sempre foram razoavelmente saudáveis, exceto quando o que estava em questão era o açúcar. Sempre fui do tipo que não conseguia largar uma caixa de bombom enquanto ela não acabar, que acaba a refeição e fica com aquela sensação de que "algo está faltando" enquanto não se come uma sobremesa. 
Quando comecei a reeducação, combinei comigo mesma que eu não cortaria os doces do meu dia-a-dia justamente para não ter sintomas de privação e desanimar. Entretanto, quando você começa a pensar sobre o que e quanto come, as porções mudam - você come menos, troca alguns doces por outros mais saudáveis - e seu corpo se adapta à nova realidade.

Depois de 10 semanas, meu corpo aprendeu a dizer não aos excessos.

Repetir o prato? É pedir para passar mal depois.
Minha orientadora usa uma frase que me pareceu besta da primeira vez que ouvi, mas agora entendo: "o segundo pedaço tem o mesmo gosto do primeiro". Ou seja: coma para se alimentar, e não para ficar degustando o sabor do alimento.

Comer um Suflair de uma vez? Fiz isso outro dia, num episódio aleatório de ansiedade e tive tontura depois. Meu pâncreas já se acostumou a liberar quantidades menores de insulina e levou um susto quando mandei aquele trambolho de chocolate para dentro, hehehehe! 
Melhor comer um Alpino quando a vontade apertar.

A alimentação mais 'junkie' mexe com a minha disposição. Fui ao cinema outro dia, comi pipoca e, mais tarde, ainda comi um pouco de chocolate e um salgado de padaria... Fiquei tão sonolenta que cheguei em casa e dormi. Esse episódio foi importante para me fazer perceber que a alimentação mais saudável também me deixa muito mais bem-disposta.

Outra conquista importantíssima: a atividade física finalmente tornou-se algo prazeroso para mim, depois de uma vida de humilhação, preconceitos e falta de iniciativa. Estou "de castigo" essa semana com dores no joelho por causa de um problema de cartilagem (tenho médico na sexta), mas já sou capaz de correr 5, 6 km (intercalando com caminhadas de 1 minuto após alguns minutos de corrida).
Para alguém que chegava ao topo de escadarias com alguma falta de ar, isso é uma vitória sem tamanho!

Um abraço!

Um comentário:

Princess disse...

Parabéns Jamila.
Posts inspiradores, as always.
Quem é sua orientadora?
Você faz em qual unidade do VP?
bjooo