Jamila's goal

quinta-feira, 29 de abril de 2010

O primeiro desânimo

 (estes não são meus pés. rs)


Olá!

Pois é, hoje vim falar daquele mala sem alça que ameaça todas as dietas, reeducações e mudanças de hábito: o desânimo.
OK, chamem-me de ansiosa, porque venho eliminando peso na média de 0,5 kg por semana e estava achando isso muito pouco. A última pesagem no VP, dia 23/4, indicou exatamente essa redução e eu saí de lá com vontade de chorar. A sensação era de ter aceitado um desafio, dado tudo de mim para no final descobrir que o prêmio era algo mixuruca, rs! Afinal, eu venho seguindo o plano direitinho, fazendo atividade física, consumindo somente os pontos recomendados para meu peso atual... O que poderia haver de errado comigo?

Em vez de ficar me lamuriando ou de buscar consolo em uma barrinha de Alpino (hahaha), resolvi fazer algo prático: falei com a minha personal trainer, a Bia (ainda vou escrever sobre ela um dia desses, rs) e pedi a ela que tirasse minhas medidas novamente após quase 8 semanas de programa. Afinal, o VP trabalha muito com o argumento de que a prática de atividade física traz ganho de "massa magra" (músculos), mas minha frustração me tornava cética naquela ocasião.

Segunda-feira, fita métrica na mão... e um sorriso no meu rosto, hehehehehehe!
A folha de avaliação continha medições realizadas em 3 datas diferentes: em setembro de 2009, quando comecei o treinamento, no início de março, quando entrei para o VP, e o espaço para as anotações de segunda (que foi dia 26/4).

Comparando o início de março com agora, já deixei para trás 6(!!!) centímetros de cintura, 2 de quadril, 2 de coxa, 2 de joelho, 1 de pescoço, 1 em cada braço... Eu já sou uma pessoa menor do que antes, hehehe!
Isso me deixou mais animada.

Agora, o dado mais curioso: quando comecei o treinamento, eu estava com 90 quilos - engordei ainda mais no fim do ano, depois de surtos de ansiedade compensados com açúcar e muito autodesleixo (acabei de cunhar o termo, rs).

Entretanto, minhas medições de porcentagem de gordura feitas com o adipômetro com 90 e 96 quilos mostravam praticamente os mesmos valores de setembro...

Moral da história: sim, eu ganhei massa magra para chuchu  - mas ao longo desses 9 meses!
Não foi à toa que eu troquei um pneu sozinha essa semana, hahahaha, mas isso já é outra história, rs!

ALERTA: Por favor, não comece a achar que toda vez que sua redução de peso não for significativa, você "ganhou massa magra". Isso leva tempo e demanda esforço (uifs, eu sei quanto!), e não pode virar uma desculpa para que você relaxe no acompanhamento da sua reeducação alimentar. Sempre em frente!

Um abraço! :)

3 comentários:

Anônimo disse...

cade o termometro dos outros 2?

Cristiane Kissy! disse...

Gata, minha conclusão desse post é: tudo lindamente dentro da normalidade. Ao que parece, o desânimo foi só mental, né?
Aliás, com VP, que eu me lembre, o normal é vc perder realmente 0,5 kg por semana, já que não é um programa de perda à jato como num spa, e sim reeducação alimentar.

Jamila Maia disse...

O Mauricio atingiu a meta dele. A Naila está sem tempo de postar - só postou uma vez em 2 meses e também não atualiza a barra... Então, agora esse é um blog individual, rs!

Kissy, verdade! Foi mais ansiedade da minha parte do que fracasso do programa. :D