Jamila's goal

sábado, 26 de junho de 2010

Celebrando as pequenas vitórias




A queda no meu número de postagens tem um motivo muito simples: eu tive uma fase muito displicente, e não estou falando só da web.
Faltei a três reuniões do Vigilantes, meu peso ficou estagnado por duas semanas... Até que eu criei coragem e me toquei de que a melhor forma de lidar com isso seria justamente voltando às reuniões o mais rápido possível.
Tive que recomeçar do zero, fazer uma nova adesão... E tive uma nova primeira semana meio conturbada - tenho tido muita fome e muito sono - culpa do frio, rs! E mesmo assim, comendo mais e me exercitando menos que o normal, consegui emagrecer 800g na semana de retorno!
Por isso, resolvi fazer um post de agradecimento a mim mesma por todas minhas pequenas e grandes conquistas até o momento. Em inglês, existe a expressão "to count your blessings" ("contar suas bênçãos", em tradução livre) e é isso o que vou fazer aqui.

* Desde o fim de fevereiro de 2010, quando comecei, não houve semana em que eu tivesse engordado. Só eliminei peso desde que comecei o processo.

* Meu IMC (Índice de Massa Corporal) já baixou de 35,7 (obesidade moderada) para 33 (obesidade leve), o que já me afasta da possibilidade de desenvolver doenças metabólicas em curto prazo. Depois, há a categoria "sobrepeso" e finalmente a categoria "peso normal" - meu objetivo.

*Estou cada vez mais consciente do que como e deixando de mentir para mim mesma na eventualidade de um exagero.

* Já caibo em uma série de peças de roupa que não entravam mais. :)

* Tomei decisões que são gestos de amor-próprio, como uma mudança radical de visual (cabelos novos, lisos!) e a decisão de separar um horário da semana só para cuidar de mim e fazer o que gosto (que bênção poder fazer isso, rs!)

* Tenho tido a coragem de falar sobre como estou me sentindo e de procurar ajuda quando acho necessário. Antigamente, falar sobre gordura era sempre tabu e vergonha, um problema a ser empurrado para debaixo do tapete.

* Tenho amigos e familiares que me apóiam em minha escolha e vêm me dando força constantemente - isso é muito importante para mim.

* Cada grama que emagreço é um passo em direção a uma vida mais saudável e, por que não dizer, mais longa, já que deixar de ser obesa vai me ajudar a evitar uma série de doenças, como diabetes e hipertensão, além de problemas articulares. Cada dia que encerro firme em meu propósito é uma confirmação para mim mesma de que EU POSSO.

Um abraço!

2 comentários:

Márcia disse...

Parabéns!!
Esse é o caminho e fico mega feliz de te ver tão bem!

Bjo

Aili disse...

É intereesante pensar porque nós mulheres estamos sempre nos preocupando com a aparência, principalmente, depois de "Gisele" rs!
Particularmente não gosto muito.
Minhas melhores amigas estão acima do peso "LINDAS" e eu abaixo, ossos aparecendo por todos os lados, um horror!

Sinta-se feliz, nada é 1oo%!