Jamila's goal

segunda-feira, 15 de março de 2010

2,5 semanas - 2,5 kg

Começo minha participação nesse blog com 3 pesagens de atraso! Afinal disse sim ao rehab alimentício, mas ainda não tomei providências quanto aos maus hábitos da procrastinação. Depois de engordar 25 kg nos 4 anos de faculdade recém terminada, graças à jantares de pizza e miojo às 2h da manhã e escapadas gastronômicas a todo o momento, resolvi aproveitar o tempo livre após formada para cuidar da saúde. Desde os 20 anos sofro com o efeito sanfona (que é "genético" na nossa família) e nunca realmente fiz algo a respeito. Nos dois primeiros anos de faculdade, tinha mais tempo estudando de manhã, então até ia à academia, mas acabava topando algum jantar indigesto na saída.

Tirei a vesícula em 2008, aos 25 e no começo do ano uma escoliose pinçou um nervo da minha lombar e por alguns dias tive medo de estar com apendicite e ter que entrar na faca pela 7ª vez, antes dos 30. Sou avessa à remédios para emagrecer, dietas da USP e afins, então achei que o VP seria a melhor alternativa para emagrecer enquanto cuido da minha saúde. Não estou com a menor pressa de emagrecer, tenho um namorado que não vai me largar por causa do meu peso, minha formatura já foi e consegui entrar em um vestido e ficar bonita para os outros definitvamente não é o meu objetivo. Preciso é aprender a comer direito, criar coragem para experimentar alimentos mais variados e mais saudáveis e o VP está me ajudando com tudo isso.

A primeira semana foi bem tranquila, quase não usei meus queridos pontos flex e de cara já consegui eliminar 2 kg. Na segunda semana, fui atormentada pelas tentações de mais uma São Paulo Restaurant Week, que mesmo eu sabendo que não é o melhor momento para frequentar, consegui ir e escolher restaurantes com pratos mais leves para experimentar.

A semana seguinte foi bem preguiçosa e o resultado apareceu na balança: somente 0,5 kg eliminado. Não consegui fazer nenhuma atividade física por ainda estar com dores na coluna, mas comecei a fazer sessões semanais de RPG pra dar um jeito na postura e ir colocando minha coluna no lugar enquanto elimino os 40 kg que a sobrecarregaram.

Hoje comecei a trabalhar, depois de uma pausa de quase 3 meses em casa, e acho que vou ter mais pique pra encarar uma caminhada de manhã ou algum exercício mais produtivo que arremesso de osso pro cachorro. O desafio agora é organizar uma marmita diária (não esotu acostumada a cozinhar, lembra do miojo lá em cima?) e resistir às tentações durante o dia, como os lanches que o povo sempre oferece e o bairro cheio de guloseimas por todos os lados. Uma Subway na frente e uma Ofner na esquina. Páscoa chegando. Mas, vamô que vamô!

5 comentários:

Jamila Maia disse...

Que legal! Achei q vc estivesse desistindo de postar, rs - bem-vinda!^^
Quanto à Ofner, lá tem sorvete de chocolate e morango zero e bomba de chocolate diet, já dá pra dar uma amenizada, rs!

Jamila Maia disse...

E na Subway, dá pra montar lanches de até 6 pontos economizando naqueles molhos, no azeite e escolhendo algo mais leve, tipo o recheio de atum. ;)

Cristiane Kissy! disse...

Faculdade é O DIABO pra fazer a gente triplicar tamanho! Lembro beeem da minha! Comecei ela com 70Kg e terminei com 85kg... Que bom que acaba! :D

O VP foi, definitivamente, a melhor coisa que inventaram - não só porque é reeduação alimentar, mas também porque nutricionista é caro pra chuchu...

E cozinhar, pra quem não nasceu com um pé na Amélia (HEIM?!? será que pódi? pódi botar o pé na Amélia?) é realmente um fator riscoso ao manter dietas. Mas não é impossível! Ainda mais com uma irmã Jamaia Mila, que pode te encher de dicasss.

E por falar em dicas, meu maior problema: morar sozinha (morar com meu irmão É morar sozinha) e as saladas... Gentes, não há como fazer saladas! Tudo perde antes que eu possa comer! E daí, comofaz? Não dá pra ficar indo no supermercado todo dia, nem comprar um monte... Ó o pepino. Se alguém tiver uma solução, poste, POR FAVOR.

bjos!

Jamila Maia disse...

Kissy, em relação às folhas cruas, não tem muito o que fazer pq a vida delas é breve mesmo - se bem que se vc secá-las bem, tipo usando uma centrífuga de salada, elas aguentam uns dias.
Minhas sugestões são:

1) Compre coisas em estados diferentes de maturação: tomates bem vermelhinhos para comer no dia e no dia seguinte, uns mais verdinhos para irem amadurecendo ao longo da semana. Vc é boa de escolher legumes?

2) Saladas congeladas! Eu sempre compro aqueles legumes D'aucy, pois posso determinar quanto quero usar, não há prejuízo em relação às propriedades nutricionais dos alimentos e eles têm uma série de opções: baby cenoura, ervilha, brócolis, salada verão, salada russa, espinafre, cogumelos, etc etc etc... Beijoca!

Cristiane Kissy! disse...

As folhas verdes, acho que nunca serão minhas mesmo então! Hahaha!
Vou começar a botar em prática o plano dos verdes - eee! A tchonga-0monga nunca se atentou para este fato.
E quanto aos D'Aucys da vida - AMO! Meu preferio é a Mistura Caribenha - tem uma cara de comidinha de programas saudáveis do Discovery Home and Health! E é muito gostoso!